segunda-feira, 29 de março de 2010

Dicas de decoração para cozinhas pequenas


Cozinhas pequenas são mais práticas, abrigam o necessário e são mais fáceis de limpar. Porém, é uma luta manter tudo organizado e decorado ao mesmo tempo quando não se tem muito espaço. Confira algumas dicas de como ter uma pequena e muito charmosa cozinha sem perder o sabor que só um ambiente gourmet pode ter (e em poucos metros quadrados).
1. Organize: dedique algum tempo à análise dos seus armários e bancada, deixe à mão apenas o que utiliza diariamente. Objetos velhos, danificados ou com pouco uso devem ser doados ou reciclados para não ocupar mais espaço.
2. Layout: Ao planear o layout da sua cozinha, guarde os acessórios conforme necessita deles, ou seja, panelas, conchas e colheres de pau devem estar junto do fogão, enquanto pratos, talheres e copos devem ser guardados próximo da zona de refeição.
3. Amplitude: Para criar uma cozinha com um efeito amplo e com um design apelativo, opte por armários lisos e, procure não entulhar os espaços vagos com eletrodomésticos. Com tudo alinhado, a cozinha ganha espaço e um efeito visual esbelto e convidativo.
4. Cores: a cozinha deve recair sobre os tons mais frescos e claros que aumentam, de forma natural, um espaço diminuto. Sendo assim, pinte as paredes de branco, pérola, amarelo, azul claro e lavanda, entre outros tons neutros ou pastéis, optando por um acabamento com brilho que, ao refletir mais luz, confere ao espaço maior amplitude.
5. Armários: Sempre que possível, escolha armários da mesma cor das paredes para “abrir” ainda mais o espaço. Puxadores e outros materiais brilhantes também ajudam.
6. Crescer, crescer, crescer: Para fazer a cozinha crescer ainda mais, o acabamento das bancadas deve ser um material brilhante; o chão deve ser claro e, com motivos na diagonal e os armários devem ter portas de vidro ou mesmo sem portas.
7. Simplicidade: Para que um espaço compacto possa ser simultaneamente estiloso, opte por pouco mobiliário, mas certifique-se que cada peça vem equipada com muitos cantos e recantos para arrumação. Não se esqueça que os móveis grandes só vão dificultar a vida, já por si complicada, de uma cozinha de poucos metros quadrados.
8. Sobre a mesa: Se tiver sala de jantar, evite uma mesa na cozinha para não roubar espaço que já não tem! Acostumar-se a fazer as refeições na sala de jantar é apenas uma questão de hábito.
9. Ilumine: Tire o máximo partido da luz natural que invade a sua cozinha, evitando as cortinas corridas. Para um resultado ainda mais vasto e luminoso, coloque um espelho junto da janela ou no lado oposto desta. Se não tiver muita luz natural, recorra às maravilhas da luz artificial, com a colocação de luzes sob os armários para um ambiente onde apetece estar… e cozinhar!
10. Use e abuse das paredes: Utilize ganchos para pendurar utensílios, chaves, guardanapos, panelas e o que mais estiver ocupando espaço nos armários e bancadas. Aproveite ainda a parede para afixar um quadro magnético ou de cortiça para poder pendurar todos aqueles papeizinhos e recados que enchem as gavetas e geladeiras.
11. Teto: Ele também pode ser um grande aliado para pendurar os seus tachos e panelas mais brilhantes. Ou então experimente dar mais vida à cozinha com plantas ou lustres.
12. Destaques: deixe as cores vivas para as peças menores ou de função somente decorativa, como relógios de paredes, vasos, taças... As cores fortes servem para destacar uma cozinha pequena, seu uso em excesso faz parecer um ambiente muito menor e entulhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário