quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Como dar um toque de criatividade na decoração, mas sem cair no brega?

Criatividade na decoração é fundamental. É preciso ter um pouco de ousadia para deixar o espaço mais interessante e um dos caminhos para chegar a um bom resultado é brincar com a utilidade dos móveis. Veja abaixo algumas dicas do designer Marcel Steiner para inovar no uso de peças dentro de casa, sem ficar cafona:


•    Bancos de madeira antigos, daqueles bem escuros e rústicos, uncionam em praticamente qualquer casa. E quanto maiores, mais bonito fica. Claro que é preciso ter espaço na sala para um deles. Mas em vez de lugar para sentar, esse banco pode funcionar muito bem como mesa de centro, apesar de sua altura.
•    O caso mais clássico de mudança de utilidade em móveis são as geladeiras antigas. É muito simpático ter uma peça dessas na sala, servindo como bar, cristaleira ou biblioteca. Só tome cuidado com estampas e cores muitos exageradas. O melhor caminho é deixar a peça na cor original, sem adesivos ou personalizações. Sua casa não é uma lanchonete temática.
•    Outro exemplo é usar máquinas de costura antigas como aparador. Pode ficar simpático, desde que tenha a ver com a sua casa. Se você herdou uma máquina da família, vá com calma. Não são todas as salas que comportam uma máquina antiga dessas.
•   Existem vários móveis que podem substituir os criados-mudos. Uma cadeira interessante pode muito bem tomar o lugar de um criado sem graça. A ideia é que ela sirva de apoio à cama, para livros, óculos e revistas. Mesas laterais também podem facilmente substituir os móveis de marcenaria com gavetas.
•   Baús são peças-curinga na decoração. Podem servir como mesa de centro, rack para TV, banco ou aparador. E dão um charme extra a qualquer ambiente.
•    Quando o assunto é iluminação, a criatividade não tem fim. É possível desenvolver luminárias com vários tipos de materiais. E devido à baixa complexidade, todo mundo pode fazer a sua. Garrafas de vidro exuberantes, com uma boa cúpula, rendem um lindo abajur.
•    Roupas antigas inusitadas podem ficar ótimas se forem expostas como obra de arte na sala. Mas a peça precisa ser realmente bacana. Senão fica ridículo.

Via Casa e imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário