segunda-feira, 6 de setembro de 2010

o Guia das Estantes

A estantes são maneiras práticas e belas de deixar livros e enfeites à mostra. Mas até elas necessitam de alguns cuidados para ficar bem em sua casa. Confira as dicas de Marcel Steiner para não errar:





•    Estante só vale para quem tem o que colocar dentro delas. Se você não tem livros, nem objetos, esqueça! Uma estante vazia é muito triste.  Nada pior que objetos comprados sem critério em lojas de presente, apenas para cumprir uma função estética.

•    Se você tem muitos livros, aproveite para expor na sala de estar. Os livros trazem aconchego ao ambiente. E dizem muito sobre a personalidade dos moradores. Adoro quando alguém visita minha casa pela primeira vez e fica observando minha biblioteca. Essa tarefa de bisbilhotar os livros alheios gera boas conversas. E basta um ligeiro olhar sobre os títulos das obras para criar um panorama interessante sobre a pessoa que mora ali.

•    Quanto maior a mistura em uma estante, mais interessante ela fica. Você pode expor uma máquina de escrever antiga, pequenas esculturas, uma máquina fotográfica que você ainda usa e tudo aquilo que você quer que fique visível. É isso que dá alma a uma casa. Também acho adequado criar um pequeno bar com garrafas, copos e taças. Estante é o local ideal para guardar o whisky, por exemplo.

•    Também acho legal ter o aparelho de som, o iPod e todos os discos que a gente não cansa de ouvir. E se você tiver, coloque os DVDs também. Eles não precisam ficar escondidos em gavetas.

•    Além disso, estante é um passatempo.  Tenho o hábito de reorganizá-la periodicamente. Gosto de mudar os livros de lugar, de acordo com o assunto. E como uma biblioteca é dinâmica, sempre será necessário trocar as obras de lugar para acomodar novas aquisições.

•    Se você ainda não tem uma estante em casa, os modelos mais úteis são aqueles com alguns compartimentos fechados. Nem tudo precisa ficar visível.


•    O melhor mesmo é encomendar a estante a um marceneiro. Mas tenha um bom desenho para orientá-lo. Se você tem planos de mudar de casa em breve, prefira um desenho modular, que também seja fácil de desmontar. Estantes não precisam e nem devem ser fixas.

•    Se na sua casa há poucas paredes, por que não uma estante baixa e comprida? Essa dica vale para quem tem uma grande janela, de ponta a ponta. Uma estante debaixo de um janelão fica bacana e otimiza o espaço. Também existe a possibilidade de combinar estante baixa com home theater. Duas funções em uma só peça.

•    Estante não precisa ser branca, nem de madeira. Com criatividade, colocar uma corzinha pode deixar sua casa mais divertida. Amarelo, vermelho, rosa ou laranja são boas escolhas.


Via Casa e Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário