quinta-feira, 25 de março de 2010

A importância da iluminação

A iluminação é um aspecto essencial na hora de se planejar um ambiente. Principalmente quando se trata da nossa residência, um estudo sobre a iluminação pode fazer milagres com aquele cômodo sem destaque.
Cada parte da casa merece uma iluminação diferente, porém a sala é um dos principais ambientes que precisam de grande atenção, pois é um local de convívio de moradores e também de visitantes e amigos.

Confira algumas formas de iluminar sua casa de acordo com o tipo de fonte e ocasião:

1 - Luz natural: Para ambientes menores é uma forma de ampliar sua extensão com a luz natural. Abuse de cortinas claras e leves que podem ser uma aliada também à noite, para barrar parte da luminosidade externa e promover uma leve escuridão.


2 - Sala de Televisão: Geralmente as salas de TV pedem atmosferas mais aconchegantes. Por isso a iluminação deve ser bem sutil para não atrapalhar o propósito do cômodo. Neste caso o importante é impedir que os raios luminosos atuem diretamente no olhar ou promovam reflexo nas imagens do aparelho.



3 - Sala de estar: Para a sala de estar o ideal é que a iluminação varie conforme a ocasião. Para isso o ideal é criar possibilidades de separação para os pontos que podem ser iluminados, assim pode-se criar uma atmosfera convidativa com spots ou abajures ou então algo mais vívido com todos eles acesos.



4 - Sala de Jantar: Na sala de jantar o que vale é ter boa visibilidade dos pratos e até fazerem com que os objetos de cristal brilhem sob a luz. Para isso, é necessário direcionar os focos de iluminação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário