quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dica gourmet - Neck de cordeiro

Prepare sabores inusitados e curta o final de semana que vem por aí! Confira a receita de neck de cordeiro, preparada pelo chef João Belezia e traga muito sabor à mesa!


NECK DE CORDEIRO
Uma receita do Chef João Belezia
 
Ingredientes
PARA CARNE

8 pedaços de neck de cordeiro com 2cm de espessura
Barbante para amarrar;
Sal e pimenta do reino moída na hora

1L de caldo de frango;

100g de farinha de trigo;

Óleo de milho para fritar;

Azeite extra virgem;

PARA MARINADA

80g de ervas (tomilho, sálvia, salsa e alecrim);
250g de cenoura cortadas em cubos;
200g de alho-porró fatiados;
250g de salsão cortados em cubos;
250g de cebola em cubos;
3 dentes de alho amassados;
2 folhas de louro;
10 grãos de pimenta do reino branca moídos na hora;
500ml de vinho branco seco.

Modo de preparo
Preparo da marinada:
Reúna todas todas as ervas e legumes e misture ao vinho branco.
Reserve.

Preparo da carne:
Tempere a carne com sal e pimenta;
Amarre com o barbante em seu diâmetro para que não a carne não solte do osso durante o cozimento;
Distribua em um recipiente formando uma só camada;
Cubra com a marinada e deixe por 4 horas;
Retire da marinada e escorra bem, reserve os legumes separados do vinho;
Passe cada peça de carne pela farinha de trigo e elimine o excesso;
Em uma caçarola, doure as peças de ossobuco com óleo de milho misturando um pouco de azeite;
Retire a carne e reserve;
Elimine o excesso de óleo da caçarola e coloque nela os legumes com as ervas;
Deixe em fogo baixo até dourar bem;
Despeje então o vinho da marinada e deglace a caçarola;
Reduza pela metade e leve ao processador com um quarto do caldo de frango;
Bata bem e passe por uma peneira para eliminar as fibras, reserve.
Em uma assadeira coloque toda a carne formando uma só camada;
Despeje sobre a carne o liquido dos legumes batidos e mais metade do caldo de frango;
Cubra com folha de alumínio e leve ao forno em temperatura bem baixa por mínimo de 3 horas, ou até ficar macia, quase soltando dos ossos;
Se necessário, adicione mais caldo de frango durante o cozimento;
Retire o caldo e leve ao fogo baixo em uma panela;
Reduza este molho eliminando a s impurezas que se formarem na superfície;
Acerte sal e pimenta e reserve.

Finalização:
Em um prato coloque uma porção de polenta cremosa no centro;
Posicione um ou dois pedaços da carne sobre a polenta e cubra com um pouco do molho de seu cozimento;
Acrescente folhas de tomilho fresco e um fio de azeite;
Sirva em seguida.


Via Le Creuset

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mesa-posta - The Palace II

Toda quarta é dia de mesas arrumadas e ideias criativas para tornar a sua vida ainda mais bela. A sugestão da Degusta de hoje é a mesa-posta feita com a coleção The Palace II, em tons de dourado, azul royal e detalhes em animal print.
Surpreenda seus convidados!





terça-feira, 28 de junho de 2011

Programa Checklist (31/05)

Confira o especial da Degusta no programa Checklist, dando dicas de aparelhos e utensílios que vão deixar sua vida gourmet muito mais saborosa e cheia de estilo!




segunda-feira, 27 de junho de 2011

Evento gourmet ensina comidas fáceis de se fazer



Julho já começa dando água na boca! A Degusta promove, neste dia 2, sábado, às 10h da manhã, uma aula gourmet com o chef Fernando Rodrigues, ensinando receitas práticas e rápidas, ao estilo Jamie Oliver, famoso chef inglês que prepara pratos criativos.  Fernando fará massa ao alho e salsa, peixe ao alecrim e frango ao alho e açafrão; opções saborosas e nutritivas para quem gosta de praticidade!
Ligue para 3432-6401 e garanta a sua participação!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Abrindo caminhos

Segundo o Feng Shui, a energia vital – chamada Chi – está em toda parte. Ela entra em sua casa pela porta da sala e circula livremente pelo espaço. Até que... encontra uma barreira que interrompe seu caminho. Móveis e objetos podem atrapalhar o fluxo dentro do lar, o que é prejudicial aos moradores. Se a ideia é abrir esses caminhos, uma dica: acerte na posição do mobiliário em cada cômodo.

Hall

A entrada é um local providencial para o fluxo de energia, afinal, é por ali que o Chi começa o seu caminho pela casa. A abertura total da porta é imprescindível para que isso aconteça sem nenhum problema. Quando existe algum móvel – por exemplo, atrás da porta – impedindo o seu movimento completo, temos uma simbologia de que a energia não entra com facilidade na residência. Isso pode alterar o equilíbrio.

Móveis ou vasos muito grandes também podem deixar o ambiente apertado e prejudicar a circulação de energia. Portanto, abra mão de alguns objetos nessa área.


Sala

Outra observação fundamental ligada à porta de entrada é que, enquanto estão sentados, os moradores devem enxergar com facilidade quem entra no ambiente, para que não fiquem vulneráveis. Assim, os sofás não podem estar de costas para a porta. Caso isso seja inevitável, o ideal é que o morador não permaneça muito tempo nessa posição ou, então, opte por sentar-se virado para outras direções.

A disposição oposta também não é indicada: sofás ou poltronas não devem ficar alinhados com a porta de entrada, pois, nessas condições, irão receber energia em excesso. Também deve-se evitar que as poltronas e os sofás fiquem posicionados entre uma porta e uma janela, ou entre duas portas que fiquem de frente uma para a outra. Essas disposições aumentam a aceleração do Chi, causando irritabilidade. Caso essa localização seja inevitável, cristais multifacetados podem amenizar a sensação.

Cozinha

Cozinha é fartura! Tem de mostrar muitas imagens de alimentos e expor frutas e cereais. Também é recomendado o uso de tons fortes nesse cômodo. Os mais indicados são os dos próprios alimentos, como verde, vermelho, laranja, branco e amarelo. É interessante deixar panelas, pratos e utensílios visíveis. Soam como símbolos de riqueza e garantem uma cozinha energizada.

Outra observação a ser considerada é a localização da pia e do fogão: os dois elementos nunca devem estar próximos. O fogão representa riqueza, e a água da pia pode, simbolicamente, apagar a chama. Caso seja impossível separá-los, coloque objetos de madeira ou plantas entre eles.

Quartos

A cama é o item principal desse ambiente, e deve estar protegida pela energia vital que circula pela casa. Para isso, não se recomenda ficar diretamente de frente para a porta do quarto – mas, também, não se pode ficar de costas para ela. O indicado é permanecer em uma posição na qual a pessoa, deitada, consiga visualizar a entrada do dormitório. Prateleiras sobre a cabeceira promovem energia em excesso sobre o corpo. Espelhos expostos que refletem a cama desequilibram a energia do Chi, podendo atrapalhar o sono.

Outro recurso que causa o mesmo problema é a porta do banheiro da suíte. Quando está aberta, retira a energia do quarto. Assim, é importante mantê-la sempre fechada. Acessórios, como cortinas ou biombos, também podem substituir a vedação realizada pela porta.


Banheiro

De acordo com o Feng Shui, o banheiro rouba a energia dos outros ambientes da casa. Para evitar que isso aconteça, algumas regras devem ser obedecidas. A porta do cômodo sempre deve estar fechada. Se possível, os ralos precisam ser cobertos; a tampa do vaso sanitário, sempre abaixada. Colocar muitas flores e plantas no banheiro ajuda a equilibrar as energias. Cores como preta e azul e elementos marinhos não são recomendados.





Via Portal Decoração

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mesa-posta lilás e rosa

Prepare-se para o feriado que vem por aí! Siga a dica de mesa-posta da Degusta e receba os amigos com classe e sofisticação! Confira:








terça-feira, 21 de junho de 2011

Estação Finger Food

Nascida dos tradicionais canapés, a finger food evoluiu em sabores e requinte, e hoje mescla características de diversas gastronomias de todo o mundo. O maior atrativo dessa culinária é a praticidade de misturar sabores em quantidades pequenas. Em alguns casos, comer com os dedos é a saída para quem quer experimentar bons sabores sem se sentir pesado, seja numa reunião, num batizado ou num happy hour.


É sempre interessante ter recipientes e outras peças para servir esses coloridos petiscos. Uma decoração divertida ajuda a tornar um bate-papo regado a comidinhas ainda mais gostoso. Entre as opções de finger food abaixo, temos o minicup de chocolate e laranja, a miga de rosbife e o pesto de rúcula. As três receitas você confere em seguida.




Receitinhas  


Minicup de chocolate e laranja
♦ 1 litro de leite
♦ 60 g de maisena
♦ 200 g de açúcar
♦ 6 gemas
♦ 1 fava de baunilha
♦ 1 colher de chá de essência de laranja
♦ Confit de laranja (opcional) para decorar
♦ 300 g de chocolate meio amargo
♦ 400 ml de creme de leite fresco

Modo de preparo | Para o creme patissiere, esquente o leite com a baunilha e a essência de laranja até quase levantar fervura. Bata as gemas com o açúcar até que a mistura f que branca. Peneire a maisena. Misture 1/3 do leite nas gemas e depois os 2/3 restantes, retorne ao fogo até dar o ponto e deixe esfriar. Para o ganache, esquente o creme de leite quase até ferver e misture com o chocolate picado. Na montagem, intercale-os. Para finalizar, enfeite com o confit de laranja.




Miga de rosbife e pesto de rúcula



♦ 3 fatias de pão do tipo miga
♦ 150 g de rosbife
♦ 100 g de queijo parmesão
♦ 50 g de nozes pecan
♦ 2 dentes de alho
♦ ½ maço de rúcula
♦ 100 ml de azeite de oliva

Modo de preparo

 Para o pesto, misture a rúcula, o queijo parmesão, as nozes, o alho e o azeite no liquidificador e bata no modo pulsar. Corte o rosbife em fatias bem finas. Na hora de montar, coloque o rosbife sobre a primeira fatia de pão, cubra com a outra fatia, espalhe o pesto e feche o sanduíche. Para finalizar, corte-o em oito pedaços iguais.

Preparação: 15 minutos
Rendimento: 8 canapés
Nível de dificuldade: fácil

Via Portal Decoração

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Evento Gourmet da Degusta

Sábado de manhã é um ótimo horário para contemplar sabores sofisticados em grandes companhias. E foi assim que o Evento Gourmet de Pães e Cupcakes com Andréa Righetto acalentou a manhã deste último sábado, dia 18. Aromas instigantes pelos ares, dicas imperdíveis e sabores inesquecíveis! Saiba quem passou por lá e confira as receitas do evento:



















BRIOCHE RECHEADO

Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de manteiga (200 g)
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de leite
4 ovos
2 tabletes de fermento biológico (30g) ou 20 g de fermento biológico seco
½ colher de sobremesa de sal
1 ovo para pincelar

Modo de Preparo:
Misture a farinha, com o açúcar e o fermento. Acrescente o leite e os ovos. Misture bem.
Acrescente a manteiga e o sal. Sove bem.
Deixe a massa descansar por 30 minutos. Sove novamente.
Deixe crescer por aproximadamente 30 minutos .

Recheio:
Rehidrate por 15 minutos com vinho branco 100 g de funghi porcini, escorra e pique bem. Refoque no azeite com cebola, se preferir, acrescente outros cogumelos, acrescente sal e noz moscada. Deixe esfriar.
Rale grosso 150 g de  queijo (ementhal e mussarela), misture aos cogumelos.

Montagem: Divida a massa do brioche em 2 partes, forre a assadeira com metade, coloque o recheio e cubra com a outra metade. Pincele com ovo batido com um fio de óleo. Asse em forno médio (200 ° C) por aproximadamente 40 minutos.



FOCACCIA


INGREDIENTES :

500 g de farinha de trigo
75 g de açúcar
30 g de fermento
250 mL de leite
40 g de manteiga ou margarina
10 g de sal
Azeite
Cobertura tradicional: alecrim e sal grosso


MODO DE FAZER:

Misturar a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o leite.
Incorporar a manteiga e o sal.
Colocar a massa na assadeira, deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.
Fure a massa com os dedos e deixar fermentar por mais 20 minutos.
Assar em forno a 170º C por 25 minutos.


CUPCAKE PARA MICROONDAS

Ingredientes:
1 ovo
4 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo ou manteiga derretida
2 colheres de sopa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de farinha de trigo
1 colher de café de fermento químico




Modo de preparo:


Bata o ovo com o açúcar, acrescente o óleo, o leite e o chocolate, misture bem.
Acrescente a farinha e o fermento delicadamente.
Coloque a massa em uma caneca de 300 ml e asse por 3 minutos no microondas em potência máxima ou coloque em xícaras de café e asse por 2 minutos.

Sirva com calda de chocolate, de frutas vermelhas ou doce de leite. 


sexta-feira, 17 de junho de 2011

É amanhã - Curso Gourmet de Pães e Cupcakes!

Amanhã, às 10h da manhã, você vai aprender tudo sobre pães e cupcakes com Andréa Righetto da Bolo Art em um delicioso evento gourmet dentro da Degusta. Confirme sua presença através do telefone (19)3432-6401 e participe! As vagas são limitadas!


Por Amitiés - Gestão e Informação

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Evento Gourmet de Pães e Cupcakes




Em junho, a Degusta recebe amigos e clientes para um evento Gourmet com todo o sabor que as baixas temperaturas pedem:  Andréa Righetto irá ministrar um workshop de pães e cupcakes, ensinando receitas de focaccia, brioche com cogumelos e cupcake de chocolate. O evento será no dia 18/06, sábado, mas só irão apreciar estas iguarias aqueles que confirmarem presença! Ligue para (19)3432-6401 e garanta sua participação.
Neste mesmo dia será realizado o sorteio do Dia dos Namorados, valendo um belíssimo porta-joias! Não perca!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Taças para mesa-posta

Uma mesa-posta bem feita tem tudo da melhor qualidade: detalhes, acabamentos e design com beleza e sofisticação são sinônimos de uma disposição de sucesso. Itens como taças de cristal e copos são essenciais para uma boa composição. Confira algumas peças que você pode encontrar na Degusta:










Por Amitiés - Gestão e Informação