sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TOP 10: as casas brasileiras de 2011

A revista Casa Vogue publicou em seu site uma seleção das dez casas nacionais que mais impressionaram em 2011. Conforto, estilo e uma ginga distintamente do Brasil são as características em comum dessas construções.

O nosso país – como atestam essas belíssimas residências – tem, sim, um luxo com identidade própria, cheia de energia, luz, vida. Confiram!

1. Casa de Alex Atala, São Paulo – José Roberto Moreira do Valle e Augusto Perez


Nem só de boa comida vive Alex Atala. A casa de um dos chefs mais famosos do Brasil mostra que ele e sua família nutrem outras paixões: a arte, a cultura indígena, a caça legal. O refúgio no Sumaré, bairro na zona oeste de São Paulo, abriga ainda móveis vintage, souvenirs de viagens e, claro, referências à gastronomia.

2. Casa de Lili Barboza, São Paulo – Lili Barboza


Vista da rua, a casa tem a aparência típica das construções modernistas: uma caixa de concreto. Ao atravessar o portão, a escada com degraus que parecem flutuar uns sobre os outros tem um quê da Farnsworth House, concebida por Mies van der Rohe em 1951, nos Estados Unidos. A referência traduz o apreço da moradora pela obra desse mestre, entre outras referências.

3. Apartamento Louveira, São Paulo – Marina Acayaba


Encantador por sua volumetria, o edifício Louveira, de 1946, em São Paulo, é uma obra tombada. Essa arquitetura moderna é dividida em duas construções verticais de seis e sete andares, no bairro de Higienópolis, em frente à Praça Vilaboim, que se integram por meio de um jardim. Foi ali que um jovem casal ligado às artes escolheu para viver com sua pequena filha.

4. Apartamento de Costanza Pascolato, São Paulo – Maria Luisa Beer


Reformas em casa são motivadas pelas mais diferentes razões. No caso do apartamento paulistano de Costanza Pascolato, ícone da elegância e uma das maiores autoridades brasileiras de moda, o motivo foi a perda da mãe, Gabriella Pascolato, no ano passado. O riquíssimo acervo de relíquias familiares herdado por Costanza precisava de um lar à altura.

5. Apartamento de Jean e Geneviève Boghici, Rio de Janeiro


A cobertura dúplex do marchand Jean Boghici e de sua mulher Geneviève, em Copacabana, abriga um acervo admirável de grandes nomes da produção artística do século 20. Outra característica do apartamento desse casal que adotou o Rio (ela é francesa, ele romeno) é o mobiliário. Exceto por um banco e uma poltrona de Sergio Rodrigues e uma mesa de apoio de Alvar Aalto, todos os móveis levam o selo da manufatura de Joaquim Tenreiro.

6. Casa de campo de Antonio Bernardo, Itaipava, RJ – Zanine Caldas


Coincidências marcam a história da casa de campo da família do designer de joias carioca Antonio Bernardo Herrmann em Itaipava, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Erguida nos anos 1970 pelo mestre da madeira Zanine Caldas (1919-2001), a casa é o símbolo da reverência de uma família à natureza e do resgate da vivência de um casal.

7. Cobertura em São Paulo – William Simonato e Luiz Bick


Todo arquiteto e designer de interiores que se preza afirma que sempre trabalha “pensando no cliente”. Desta vez, parece que o cliente pensou bastante em si próprio para escolher o escritório capaz de dar conta do desafio de fazer uma casa nova, porém, mantendo tudo – ou quase tudo – de seu antigo apartamento.

8. Apartamento de Donata Meirelles e Nizan Guanaes, Rio de Janeiro – David Bastos


Donata Meirelles e Nizan Guanaes, de uns meses para cá, têm um endereço no Rio. E que endereço: um apartamento de andar inteiro situado no cantinho do Arpoador, naquele pedaço em que a rua é estreita e fechada com cancela. Das janelas, vê-se… Praticamente tudo – para não dizer a África, o que poderia parecer um trocadilho com a agência do dono da casa.

9. Casa de Toninho Mariutti, São Paulo


Um dos mais famosos banqueteiros de São Paulo, Toninho Mariutti abriu as portas de sua casa no Jardim Paulistano para a redação da Casa Vogue. Localizada em um terreno de mais de mil m², a residência segue a grandiloquência dos menus e das festas que ele prepara.

10. Casa de campo de Deborah Roig, Quinta da Baroneza, Itu, SP – Deborah Roig


Para um profissional de arquitetura, nada melhor que projetar a própria casa e traduzir sua personalidade e seu estilo de trabalho por meio do décor. Certamente pensando nisso, a arquiteta Deborah Roig idealizou a residência de campo da família, esta construção de linhas contemporâneas em um terreno de 4.000 m², localizado na Quinta da Baroneza, interior de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário