quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Risoto especial de bacalhau

Prato típico da Itália, o risoto é saboroso e agrada diferentes paladares. Na dica gourmet Degusta Casa de hoje, você confere uma deliciosa receita desta especialidade italiana.

Veja abaixo como preparar o prato do chef Fernando Rodrigues:

Risoto de Bacalhau com champignon, alcaparras e tomate cereja



Rendimento: 5 porções

Ingredientes:

30 gramas de cebola ralada

30 gramas de manteiga

200 gramas de lascas de bacalhau sem sal

200 gramas de arroz arbório

250 ml de vinho branco seco

750 ml de caldo de galinha quente

20 gramas de cogumelo champignon em conserva

10 gramas de alcaparras

12 unidades de tomate cereja cortados ao meio

Sal, a gosto

Pimenta do reino, a gosto

120 gramas de parmesão ralado

q.b. salsa picada


Modo de preparo:

1 – Refogue a cebola na manteiga até que esteja macia e translúcida.

2 – Adicione o arroz e misture bem para revesti-lo com a manteiga. Cozinhe mexendo constantemente, até sentir um aroma de tostado.

3 – Acrescente o vinho, metade do bacalhau e cozinhe, mexendo constantemente, até que o arroz tenha absorvido o líquido. Repita a operação, juntando 250 ml de caldo em 2 porções.

4 – Cozinhe o risoto até que o arroz esteja al dente e a maior parte do líquido tenha sido absorvida (o arroz deve ficar cremoso).

5 – Acrescente o restante do bacalhau, o champignon, as alcaparras e os tomates cereja e então desligue o fogo da panela e finalize o risoto acrescentando: o queijo parmesão ralado e a salsa picada. Mexa vigorosamente até que o queijo esteja totalmente derretido.

Dica do chef: Nas receitas italianas não se lavam os grãos previamente. Nada deve diminuir a capacidade aglutinadora e absorvente do grão. Ao fritar o arroz, com cebola e manteiga, mexe-se sempre, mas em seguida, ao cozê-lo, adicionando várias vezes o caldo, mexe-se ocasionalmente. No final, o prato terá consistência cremosa sem que o grão de desfaça ou se parta. Deve ficar firme, al dente. Isso é um atributo, tanto do arroz utilizado, como da técnica de cocção empregada, com as mexidas e as adições constantes de caldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário