terça-feira, 14 de junho de 2011

Terapia dos aromas

Encher os pulmões com ar fresco da mata é uma experiência sempre revigorante. Mas, infelizmente, a vida nos grandes centros tem nos privado das deliciosas sensações que os aromas naturais despertam em nosso organismo. Uma forma de recuperar esses benefícios é através da aromaterapia, uma prática terapêutica que faz uso de óleos essenciais naturais extraídos de plantas aromáticas.

Frutas cítricas

Para higienizar e refrescar o ar, pode-se utilizar óleos essenciais de qualquer aroma cítrico, como laranja ou limão. Eles são excelentes antidepressivos, além de terem poder diurético.

Alecrim


Segundo as palavras da especialista, está aqui o café da aromaterapia. Estimulante natural, o alecrim oxigena o cérebro, auxilia na circulação e ainda é bom para a memória. Mas cuidado: seu uso não é indicado para hipertensos, pois pode elevar a pressão sanguínea.

Lavanda



Considerada a curinga da aromaterapia, a lavanda tem efeitos relaxantes e cicatrizantes. E é o único dos óleos essenciais que pode ser aplicado diretamente na pele sem contraindicações.

Hortelã-pimenta



Se busca disposição, o óleo de hortelã-pimenta funciona muito bem. É recomendado carregá-lo sempre na bolsa, devido às suas propriedades antiespasmódica e descongestionante. Também é ótimo contra cólicas, acessos de tosse e nariz entupido.

Eucalipto


Para fortalecer o sistema imunológico ou para aliviar os sintomas provenientes de problemas respiratórios, o óleo essencial de eucalipto é uma boa solução. Basta pingar uma gotinha na blusa para sentir a diferença.

Camomila



Do efeito calmante da camomila todos têm conhecimento, mas saiba que sua essência natural também é recomendada para quem está com dores musculares, no ouvido, ou até mesmo para auxiliar na digestão. Exagerou no almoço? Recorra à aromaterapia.

Rosa



Um dos óleos mais valiosos da aromaterapia devido ao baixo rendimento (é preciso duas toneladas de pétalas para obter um litro do óleo), a essência natural de rosa é indicada para quem sofre de depressão e falta de autoestima. Também tem poder afrodisíaco.

Ylang-ylang


Com um aroma bastante intenso e exótico, o ylang-ylang é um poderoso afrodisíaco, despertando a sensualidade, ao mesmo tempo em que acalma os batimentos cardíacos. É bom para a pessoa se entregar ao amor com tranquilidade.


Via Portal Decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário