quinta-feira, 14 de abril de 2011

Inove a Sexta-feira Santa e sirva uma lasanha de salmão

Na Sexta-feira Santa os religiosos optam pela leveza das delícias que vêm das águas. Apesar do tradicional bacalhau fazer um tremendo sucesso nos almoços deste feriado, há aqueles que adoram experimentar novos sabores. Que tal uma receita sofisticada de Lasanha de Salmão? Além do sabor inigualável do peixe, os detalhes ficam por conta da raiz-forte e erva-cidreira. Confira o passo-a-passo e deixe seus convidados boquiabertos:


PARA A LASANHA

Ingredientes
500 g de salmão fresco
250 g de ricota
2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de raiz-forte em pasta (wasabi)
250 g /1/2 pacote de lasanha fresca
endro seco a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
pimenta-rosa para decorar
óleo de canola

Modo de Preparo
1. Num processador de alimentos, coloque o salmão, a ricota, a mostarda, o creme de leite fresco, o alho, o endro, o wasabi, a pimenta-do-reino e o sal e bata até obter uma massa homogênea. Se não possuir um processador, utilize o liquidificador, mas não bata por muito tempo para que a mistura não fique líquida.

2. Numa panela, coloque bastante água com um fio de óleo e leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente três retângulos de massa e deixe cozinhar por 3 minutos. Retire-os com uma escumadeira e transfira para uma tigela grande com água fria e um pouco de óleo para não grudar.

3. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

4. Numa fôrma refratária retangular, comece a montagem da lasanha. Com uma colher, espalhe uma camada fina de molho e cubra com uma camada de massa. A seguir, distribua o recheio de salmão e disponha mais uma camada de massa e uma de molho, sempre espalhando bem com uma colher. Repita essa seqüência até acabar os ingredientes. Preste atenção para que a última camada seja de molho (bastante molho!). Enfeite com a pimenta-rosa.

5. Leve a lasanha ao forno preaquecido e deixe assar por 20 minutos. Retire e sirva quente.

PARA O MOLHO

Ingredientes
1 xícara (chá) de caldo de peixe (se for usar cubo, dissolva apenas 1/2)
1 xícara (chá) de chá de erva-cidreira (bem concentrado)
4 xícaras (chá) de creme de leite fresco
raspas de 1 laranja
raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de cúrcuma
1 colher (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Numa panela, junte o caldo de peixe e o chá de erva-cidreira e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.

2. Acrescente o creme de leite fresco e as raspinhas de limão e as de laranja e misture. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo sempre, e tempere com a cúrcuma, o sal e a pimenta-do-reino.

3. Se o molho ficar muito líquido, engrosse da seguinte maneira: retire 1/2 xícara do próprio molho com uma concha e coloque numa tigelinha. Adicione 1 colher (sopa) de farinha de trigo e bata com um garfo para dissolver bem. Acrescente a mistura na panela, mexendo muito bem para o molho não empelotar. Deixe cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sempre.


Via: Panelinha

Um comentário: