segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ordem na bagunça!

Com as férias escolares no fim, as mães têm uma preocupação ainda maior: como deixar o quarto da criançada pronto para as novas aventuras? Antes disso, é preciso deixar tudo em ordem para criar um ambiente tranquilo para o estudo e para os momentos de lazer. Confira 21 dicas de como pôr um fim na desorganização:




♦ Prateleiras e nichos

1. Carrinhos, bonecas, bichos, jogos educativos e outros brinquedos precisam ter seu lugar após a diversão. As prateleiras são a melhor opção, pois são mais práticas para armazená-los.
2. Elas também são úteis para expor bichos de pelúcia ou bonecas. Versátil, o móvel permite às crianças, depois de crescidas, trocar os brinquedos por livros, CDs, coleções, etc.
3. O ideal é que fiquem ao alcance das crianças para facilitar na hora da arrumação.

♦ Gavetas

4. Os pequenos estão cada vez mais plugados em jogos eletrônicos. Por isso use gavetas para CDs, DVDs e fios, além de um nicho para abrigar o videogame.

♦ Bancada

5. Além de ser o melhor lugar para colocar o computador, as canetas e os acessórios escolares, bancadas e escrivaninhas devem abrigar o calendário escolar, para a criança se lembrar de todas as atividades da semana.


♦ Camas
6. Prefira as bicamas, com cama auxiliar e gavetas. Elas liberam mais espaço para guardar roupas de cama ou brinquedos, além de acomodar o hóspede.

7. A localização da cama deve ser estratégica e permitir boa circulação. Dependendo da idade da criança e do espaço, a suspensa ou elevada pode ser uma excelente opção.

♦ Baús

8. Baús com rodízios facilitam a organização dos brinquedos e são fáceis de limpar.
9. Por ficarem ao alcance da criança, eles podem ajudar na educação e disciplina dos pequenos, que logo aprendem a guardar seus brinquedos no lugar certo.

♦ Nichos

10. Para aproveitar melhor o espaço, às vezes é interessante perder 20 cm da profundidade de uma das paredes do ambiente e criar uma linha de nichos para dispor miudezas.
11. Um lugar para guardar os livros é essencial para despertar o interesse pela leitura.





♦ Tintas

12. Crianças gostam de cor, por isso planeje um quarto lúdico, colorido e cheio de vida. Caso opte por pintar as paredes, prefira as tintas laváveis, pois são mais resistentes e práticas para limpar. Lembre-se de que as paredes dos quartos infantis sujam com mais facilidade.

♦ Caixas organizadoras

13. As caixas organizadoras podem ser utilizadas dentro ou fora dos armários e tornam-se mais práticas ainda se forem sinalizadas por títulos, o que facilita bastante na hora de procurar e guardar. Quando coloridas e revestidas com tecidos, podem ficar expostas nas prateleiras para fazerem parte da decoração do quarto.

♦ Capas

14. Capas para edredons e almofadas são indispensáveis, pois possibilitam mudar a decoração, conservam o recheio por mais tempo e não ocupam espaço.

♦ Quadros de cortiça ou metal

15. Crie um espaço para os desenhos e lembretes de seu filho. Nele, abuse de quadros de cortiça ou metal, que usem imãs. Lembre-se: crianças crescem rápido, projete um quarto pensando no futuro.

♦ Armários planejados

16. Um armário bem planejado, com gavetas para cada tipo de roupa, faz a diferença na hora de manter a organização.


 ♦ Móveis múltiplos

17. Na área de estudos, uma escrivaninha espaçosa com gavetas para o material escolar, prateleiras para os livros, boa iluminação e cadeira ergonômica são importantes para que você não encontre seu filho fazendo lição de casa sobre a cama com os livros espalhados pelo chão.

18. Um projeto bem-bolado de marcenaria pode transformar o porta-livros em nicho, e o abajur pode dar lugar à iluminação indireta, fixa no nicho da cabeceira, eliminando móveis ou acessórios soltos no ambiente.



♦ Ganchos

19. Ganchos para pendurar a mochila, os bonés e o agasalho são ótimos recursos que organizam sem abrir mão do espaço.

♦ Cabideiros

20. Um cabideiro bem-organizado ajuda a própria criança a separar o uniforme da escola na noite anterior à aula. É muito importante que ele tenha espaço para as mochilas da natação, do balé e da escola.

♦ Objetos pendurados

21. Os objetos de hobby e lazer dos adolescentes podem fazer parte da decoração do quarto, assim como o skate, o violão e as raquetes de tênis. Um nicho iluminado pode acoplar essas peças, valorizando o objeto e organizando o espaço.

Via Portal Decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário