quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Receita para o Réveillon

Amanhã o ano acaba. Para celebrar o fim da primeira década do terceiro milênio com classe e alegria, nada melhor que uma ceia saboreada em boa companhia. Acompanhe nossa dica de receita de hoje:

Peixe à grega com tomates marinados

2 xícaras de tomates-cereja
cortados ao meio
1/4 de xícara de azeite, ou mais
2 colheres (sopa) de vinagre
de vinho branco
1 colher (sopa) de jalapeño
macerada
1 colher (sopa) de orégano
fresco, ou 1 colher (chá)
de orégano seco
4 dentes de alho fatiados
Sal e pimenta-do-reino
1 peixe grande ou 2 menores,
sem espinhas e limpo
1 limão fatiado
4 a 6 ramos de tomilho

Esquente o forno a 230°C ou ponha uma grelha em fogo médio/alto, a 10 cm do fogo. Misture os tomates, 2 colheres (sopa) de azeite, vinagre, pimenta, orégano, umas fatias de alho e uma pitada de sal e pimenta-do-reino em uma vasilha grande; deixe descansar a temperatura ambiente por 20 a 30 min.
Enquanto isso, com uma faca afiada, faça três ou quatro cortes profundos em diagonal e paralelos de cada lado do peixe. Tempere o interior do peixe com sal e pimenta, depois recheie com o alho restante, fatias de limão e ramos de tomilho. Esfregue o lado externo do peixe com as 2 colheres de azeite restante e polvilhe com sal e pimenta.
Ponha o peixe numa assadeira e cozinhe por uns 20 min. (vai depender do tamanho do peixe). Se for grelhar, grelhe por uns 5 a 8 minutos, até ficar firme o suficiente para virar; vire e cozinhe o segundo lado por mais 5 a 8 min. Assado ou grelhado, o peixe estará pronto quando o exterior estiver crocante e uma faca fina atravessar a carne facilmente.

Via Paladar

Nenhum comentário:

Postar um comentário