segunda-feira, 20 de setembro de 2010


Confira a matéria publicada na Gazeta de Piracicaba, em 19 de setembro, sobre as Zamioculcas, uma excelente opção para dar o toque verde a sua casa:


A Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) é uma planta que tem se tornado extremamente popular, tanto em paisagismo quanto em floricultura. Originária da Tanzânia, na África, pertence à família das Aráceas e adapta-se bem em ambientes internos. É a solução perfeita para locais sombreados, principalmente para vasos e pequenos jardins. É também bastante resistente, durável e pouco exigente com relação às regas.
Ela leva cerca de dois anos para atingir um metro, sua altura máxima média. Porém, o visual compensa a demora. Não são as flores que chamam a atenção na planta, mas sim suas folhas verdes e brilhantes, que nascem bem claras e vão escurecendo com o tempo. O contraste produzido pelas folhas em tons diferentes torna a planta muito interessante. Sua inflorescência, embora não seja considerada de grande valor ornamental, contribui para o visual exótico.
Apesar de muito resistente, alguns cuidados são indispensáveis no cultivo, como: plantio em solo de boa drenagem e utilização de vaso compatível com o tamanho. Por se tratar de uma planta de crescimento lento, não exige podas.
Periodicamente, deve-se retirar folhas murchas ou secas para manter a harmonia do visual. Um canto da sala, uma pequena varanda, um nicho na área de serviço, muitos lugares da casa podem receber um toque especial com a presença de vegetação. Bastam claridade, água e senso estético. Quando a decoração se soma ao verde, o bom astral do ambiente contagia também os moradores. A zamioculca é uma das plantas que pode ser utilizada como verdadeiro coringa nas áreas internas, pois além da beleza é de fácil cultivo e manutenção.

Via Gazeta de Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário