A celebração do Réveillon, tanto no Brasil como em outros países, é repleta de costumes adquiridos pelas pessoas ao longo dos anos. Pular sete ondas, usar roupas brancas, comer lentilhas após a meia noite, brindar com champanhe... As tradições são diversas, mas o objetivo é único: atrair boas vibrações para o ano que se aproxima.
Neste Réveillon, reúna amigos e familiares e prepare uma ceia repleta de energias positivas! Confira abaixo o significado de cada simbologia do Ano Novo:
Comer Lentilha
Na tradição europeia, a lentilha era tida como um símbolo de fartura e comer o prato no ano novo garantiria uma mesa farta durante o ano seguinte.
Não comer aves
Uma restrição difundida no interior, de acordo com a lenda, comer aves no dia 31 de dezembro gera má sorte porque elas “ciscam para trás”. O que influenciaria sua vida a ficar presa no passado.
Comer Romã e guardar parte do fruto na carteira
Algumas versões dessa simpatia utilizam uvas ao invés do Romã, o número varia, 5 ou 7. A crença é que colocando as sementes na carteira é uma forma de atrair dinheiro.
Pular 7 ondas
Tradição ligada à Iemanjá, há quem diga que se pode fazer um pedido para cada onda, outros dizem que o ritual deve ser feito com apenas um pedido em mente.
Comer 12 uvas
Novamente existem aqueles que dizem que se pode fazer um pedido para cada uva, e os que dizem que deve-se mentalizar apenas um pedido. Uma uva para cada mês do ano seguinte.
Vestir Roupas Novas
O motivo seria as roupas novas trazerem novidades para a vida de quem as usa.
Vestir Branco
Com raízes na cultura afro-brasileira, era uma forma de honrar os orixás, mas acabou ganhando um significado de paz com o tempo. Hoje se tem uma descrição detalhada do que cada cor representa para o ano seguinte.
Soltar Fogos de Artifício
A função por trás dos fogos de artifício era afugentar maus espíritos. A tradição se difundiu e hoje os espetáculos pirotécnicos são realizados mundialmente para celebrar a chegada do ano novo.
O Ano Novo no mundo
![]() |
foto: bibliotecavirtual.sp.gov.br |
Por Amitiés - Gestão e Informação com informações de winspear.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário