segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Praticidade e sofisticação!

Se você é o tipo de pessoa que não gosta de ver sua casa com objetos por todos os cantos fique atento se não faz o perfil do estilo minimalista. Quem aprecia este tipo de decoração vê o seu lar como um oásis de tranquilidade, um verdadeiro refúgio de caos e confusão que marcam o mundo lá fora. 


Criar ambientes cuidadosamente decorados para conter apenas o essencial, aliando a estética à funcionalidade, dando mais importância ao último, é a ideia principal deste estilo. Confira as dicas abaixo e deixe sua casa prática e elegante! 

1. A preservação do espaço e a difusão da luz natural são dois elementos que dão a base deste estilo decorativo. Sendo assim, a primeira regra de ouro no que toca ao estilo minimalista é a organização: tudo tem de ter o seu lugar e quando não estiver sendo utilizado, deve estar guardado, de preferência longe do alcance dos olhos. 

2. Linhas estreitas e simples dominam o ambiente minimalista, quer em termos de traços arquitetônicos, quer em termos de decoração. As janelas são lisas e sem peitoris, os rodapés são planos e o chão é preferencialmente revestido em um material sem quebras e completamente polido. 

3. Quanto às cores, elas devem se restringir ao branco, preto, cinzento e alguns tons neutros como o castanho, azul e verde. Quanto mais claro melhor, porque permite jogos de luz que engrandecem o espaço. Se o próprio minimalismo é, em si, dramático, não é necessário adicionar cores muito vibrantes à decoração – estas contribuiriam apenas para um maior “ruído visual”. 

4. As mobílias devem ser extremamente clean e, ao mesmo tempo, funcionais e decorativas. Algumas dicas para destacar o móvel enquanto elemento de design minimalista é a escolha de formas geométricas muito imponentes e até algumas assimetrias – a junção com outros elementos e a disposição correta produz o impacto – embora pareça contraditório – que só o minimalismo consegue. 

5. Muitas vezes, até as portas, armários e gavetas não têm puxadores, optando-se pelo sistema de click-clack ou então por portas de correr. Evitam-se as prateleiras abertas, mas, se existirem, são poucos os objetos que se dispõem sobre as mesmas. 

6. Os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos podem representar um grande investimento quando se trata de decorar um estilo minimalista, porque uma vez que não existem muitos elementos puramente decorativos neste tipo de ambiente, estes acabam por assumir o papel de um objeto de design ou até de obra de arte. 

7. Em termos de iluminação artificial, este estilo dispensa lustres, uma vez que ocupam espaço e chamam muita atenção. A melhor opção são focos embutidos, cuja intensidade pode ser facilmente regulada. 

8. Tirando os sofás e tapetes reservados ao quarto e banheiro – preferencialmente lisos e suaves – este tipo de decoração não vê a utilidade de muitas texturas e padrões que servem apenas para ocupar espaço. Nem as janelas são decoradas, mantendo-as preferencialmente sem cortinas para permitir a entrada de luz natural. 

9. Os materiais privilegiados na decoração minimalista são a madeira, vidro, inox, cromado, espelho, mármore e granito. No chão, o destaque vai para a madeira, linóleo, betão, pedra ou ladrilho natural. 

10. Apesar de todo o aspecto clean, uma bonita planta em uma esquina da sala, uma jarra com ramos de árvore ou uma flor sobre uma mesa são bem-vindas, pois trazem ar fresco e um pouco de vida, mesmo aos ambientes mais minimalistas. 

Se você se encaixou com a descrição e pretende criar um ambiente minimalista, não deixe de passar na Degusta Casa e conferir os diversos produtos que vão deixar sua casa clean e sofisticada!

Via eudecoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário