sexta-feira, 24 de junho de 2011

Abrindo caminhos

Segundo o Feng Shui, a energia vital – chamada Chi – está em toda parte. Ela entra em sua casa pela porta da sala e circula livremente pelo espaço. Até que... encontra uma barreira que interrompe seu caminho. Móveis e objetos podem atrapalhar o fluxo dentro do lar, o que é prejudicial aos moradores. Se a ideia é abrir esses caminhos, uma dica: acerte na posição do mobiliário em cada cômodo.

Hall

A entrada é um local providencial para o fluxo de energia, afinal, é por ali que o Chi começa o seu caminho pela casa. A abertura total da porta é imprescindível para que isso aconteça sem nenhum problema. Quando existe algum móvel – por exemplo, atrás da porta – impedindo o seu movimento completo, temos uma simbologia de que a energia não entra com facilidade na residência. Isso pode alterar o equilíbrio.

Móveis ou vasos muito grandes também podem deixar o ambiente apertado e prejudicar a circulação de energia. Portanto, abra mão de alguns objetos nessa área.


Sala

Outra observação fundamental ligada à porta de entrada é que, enquanto estão sentados, os moradores devem enxergar com facilidade quem entra no ambiente, para que não fiquem vulneráveis. Assim, os sofás não podem estar de costas para a porta. Caso isso seja inevitável, o ideal é que o morador não permaneça muito tempo nessa posição ou, então, opte por sentar-se virado para outras direções.

A disposição oposta também não é indicada: sofás ou poltronas não devem ficar alinhados com a porta de entrada, pois, nessas condições, irão receber energia em excesso. Também deve-se evitar que as poltronas e os sofás fiquem posicionados entre uma porta e uma janela, ou entre duas portas que fiquem de frente uma para a outra. Essas disposições aumentam a aceleração do Chi, causando irritabilidade. Caso essa localização seja inevitável, cristais multifacetados podem amenizar a sensação.

Cozinha

Cozinha é fartura! Tem de mostrar muitas imagens de alimentos e expor frutas e cereais. Também é recomendado o uso de tons fortes nesse cômodo. Os mais indicados são os dos próprios alimentos, como verde, vermelho, laranja, branco e amarelo. É interessante deixar panelas, pratos e utensílios visíveis. Soam como símbolos de riqueza e garantem uma cozinha energizada.

Outra observação a ser considerada é a localização da pia e do fogão: os dois elementos nunca devem estar próximos. O fogão representa riqueza, e a água da pia pode, simbolicamente, apagar a chama. Caso seja impossível separá-los, coloque objetos de madeira ou plantas entre eles.

Quartos

A cama é o item principal desse ambiente, e deve estar protegida pela energia vital que circula pela casa. Para isso, não se recomenda ficar diretamente de frente para a porta do quarto – mas, também, não se pode ficar de costas para ela. O indicado é permanecer em uma posição na qual a pessoa, deitada, consiga visualizar a entrada do dormitório. Prateleiras sobre a cabeceira promovem energia em excesso sobre o corpo. Espelhos expostos que refletem a cama desequilibram a energia do Chi, podendo atrapalhar o sono.

Outro recurso que causa o mesmo problema é a porta do banheiro da suíte. Quando está aberta, retira a energia do quarto. Assim, é importante mantê-la sempre fechada. Acessórios, como cortinas ou biombos, também podem substituir a vedação realizada pela porta.


Banheiro

De acordo com o Feng Shui, o banheiro rouba a energia dos outros ambientes da casa. Para evitar que isso aconteça, algumas regras devem ser obedecidas. A porta do cômodo sempre deve estar fechada. Se possível, os ralos precisam ser cobertos; a tampa do vaso sanitário, sempre abaixada. Colocar muitas flores e plantas no banheiro ajuda a equilibrar as energias. Cores como preta e azul e elementos marinhos não são recomendados.





Via Portal Decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário