quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Plantas no interior - Saiba mais sobre a Ráfia

Confira a matéria da engenheira agrônoma Nancy Ferruzzi Thame sobre decoração de interiores com a palmeira Ráfia, publicada em 1º de agosto na Gazeta de Piracicaba:






Coringa de Interiores
Para vasos e meia-sombra – Versátil, a palmeira Raphis excelsa é a preferida para interiores
A palmeira ráfia (Raphis excelsa) encanta pela versatilidade e beleza. Independente de modismos, é uma das plantas mais procuradas no comércio de ornamentais.
Ela é originária da China e pertence à família das Palmáceas. Muito usada em ambientes internos, corredores  laterais e áreas de sombra e meia sombra, é das plantas prediletas para vasos e jardins desenvolvidos para as condições citadas, tanto pela beleza, como pela facilidade de cultivo.
O termo Raphis vem do grego (cana) devido ao estipe (tronco) que apresenta nós e entre-nós bem definidos, como a cana. Apresenta folhagem muito ornamental e suas flores possuem importância secundária.
Esta palmeira pode alcançar até 3 metros de altura e apresenta caules paralelos e recobertos de fibras. Duas folhas são palmadas, de coloração verde-escura. Seu crescimento é lento e as regas devem ser bem espaçadas, suportando solo mais seco. O clima indicado é o ameno.
Indicada para ambientes de pouca luminosidade, quando adulta, dependendo da região, chega a tolerar o pleno sol.
Permite várias composições interessantes. Em vasos, podem ser plantadas isoladas e com diferentes coberturas do solo, como cascas de pinus ou de macadâmia. Se a preferência for pela composição com outras plantas, podemos combiná-las, por exemplo, com os mais diversos tipos de hera, columéias ou impatiens. Por serem longíneas e múltiplas, são comercializadas com hastes únicas ou diversas, oferecendo possibilidades de uso em vasos de maior ou menor diâmetro. O efeito é muito agradável tanto em vasos mais bojudos, quanto nos mais alongados.
Nos jardins, normalmente são agrupadas com diferentes volumes e no nível mais baixo outras plantas costumam ser integradas, principalmente aquelas que dão o toque colorido.
Podemos dizer que a palmeira ráfia é um verdadeiro coringa dos interiores e podemos observar nas fotos da matéria, suas diferentes formas de uso.
 Se você busca outras alternativas para enfeitar sua casa, a Degusta oferece uma grande diversidade de plantas da Sia que vão dar um toque especial em qualquer ambiente.Aproveite as dicas e venha conhecer os produtos da loja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário