quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Madeira do futuro

Em tempos de sustentabilidade, é preciso pensar em todas as minúcias para garantir que o ambiente e a saúde não saiam prejudicados. Confira a matéria publicada em 24 de junho na Gazeta de Piracicaba que fala sobre o bambu e seus benefícios quando aplicados a uma casa sustentável:


O bambu moderniza o ambiente, é econômico e amigo da natureza


O bambu, considerado a "madeira do futuro" por alguns arquitetos, traz charme e modernidade para diversos espaços. Ele é uma nova opção para substituir madeiras como ipê, jatobá, cumaru entre outras, devido a sua durabilidade e múltipla funcionalidade. Além disso, seu cultivo não causa danos ao meio ambiente.
Em tempos onde materiais sustentáveis são a grande pedida, arquitetos e decoradores vêm utilizando o bambu em seus projetos. A Montagem Arquitetos, que projetou a Casa de Chá da Casa Cor 2010, usou bambu orgânico como um design moderno e diferenciado. O material foi utilizado em um ambiente especial, como forma de revestimento de paredes, mais uma aplicação eficaz desta versátil madeira.
"Esse material tem muitas utilidades na construção, podendo ser usado na estruturação como coluna, viga e lastro e também servindo como telha, forro e maçaneta, tornando o ambiente moderno"explicam os arquitetos Ana Cristina Barbosa e José Queijo Felix.


- Benefícios: Com um potencial construtivo, que não oferece agressão ao meio ambiente em comparação a outros materiais convencionais, o bambu é uma planta que proporciona muitas vantagens econômicas pelo seu rápido crescimento (quatro anos à frente das árvores, que têm o crescimento mais acelerado), sua facilidade de plantio, manutenção e colheita, já que ele não exige técnica complexa para seu estabelecimento.
Pesquisas demonstram que o bambu apresenta um potencial diversificado pelas inúmeras formas de encaixe e junções e, também, teve uma boa adequação à arquitetura brasileira.


- Ambiente: Dois tipos de bambus foram escolhidos pelos arquitetos Ana e Felix. Ambos são da fabricante Bambu Revest e foram desenvolvidos pelo designer J. Nunes, especialista em bambu e outros materiais.
Os bambus da linha Phyllos e da linha Tembé são placas de revestimento que podem ser aplicados em paredes, forros, móveis e decorações, tanto em grandes superfícies ou em pequenos detalhes, e são destinados a áreas internas. "A grande vantagem dessa madeira do futuro, além da sustentabilidade e da variedade, é que o bambu é muito mais econômico que oustros materiais decorativos", observam os arquitetos.

Via Gazeta de Piracicaba

Se você se interessou por este material, a Degusta trabalha com a marca Welf, que produz utilidades domésticas com o bambu e acabamentos que não agridem nem a natureza e nem a saúde. Desde utensílios culinários até decorações de banheiros, a Welf se preocupa com a sustentabilidade oferecendo produtos da melhor qualidade para você e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário